segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Iogurte de Baunilha

A velha iogurteira não pára e temos estado apostados em experimentar todos os sabores que nos vêm à cabeça!

As inspirações são diversas e no caso deste iogurte de baunilha, o mote (e os potinhos!) foi dado por uns deliciosos iogurtes que comemos quando estivemos recentemente em Paris.




O sabor delicado da baunilha e o contraste das sementes negras no creme claro cativaram-me. Por outro lado, os potes escuros fizeram-me logo pensar nas fotos que iria tirar para este post e há semanas que andava a planear estes iogurtes tão especiais.





Ingredientes:
1 l de leite (ou 8 dl, consoante a capacidade dos copos da iogurteira)
1 iogurte natural
2 colheres de leite em pó
4 colheres de sopa de açúcar
1 vagem de baunilha


Colocar os frascos da iogurteira a esterilizar, fervendo-os. Abrir a vagem de baunilha longitudinalmente e raspar as sementes que se encontram no seu interior. Juntar ao leite a que já se adicionou o açúcar. Colocar também a vagem de baunilha no leite e levar a aquecer até levantar fervura. Deixar arrefecer o leite até cerca de 50º C. Misturar o iogurte natural com o leite em pó e, progressivamente, adicionar o leite ao qual se retirou a vagem de baunilha, misturando bem. Deitar esta mistura nos frascos previamente esterilizados. Fechar os frascos e colocar na iogurteira durante cerca de oito horas. Uma vez passado o tempo de fermentação, deixar arrefecer e colocar no frigorífico.





Agora, deliciemos-nos!

Bom apetite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. COM SABOR A BAUNILHA FICARAM COM CERTEZA UMA DELICIA .
    ADOREI OS POTINHOS PRETOS ,SÃO LINDOS.
    TAMBÉM TENHO ALGUMA LOIÇA PRETA QUE GOSTO MUITO.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Eu deliciava-me já :)
    Iogurtes de baunilha são sem dúvida os meus favoritos.
    Adorei os potes pretos, são tão lindos!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Adoro baunilha em todas as formas e iogurtes de baunilha são super apreciados cá em casa. Ficou linda esta tua apresentação!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Olá manela
    Desculpa, não te tenho visitado (não tenho visitado pratica,ente ninguém) o calor deixa-me ainda mais KO
    Mas o teu iogurte está com um aspecto fabuloso
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Olá Manuela! Fiquei fascinada com os potinhos. Tinhas razão em andar há dias a pensar em concretizar esta receita. O contraste do escuro e do claro está lindo. Os iogurtes, esses, devem estar uma delícia.
    Um beijinho dos Açores.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  6. Olá Manuela,
    Ando com menos tempo para visitar todas as cozinhas amigas, o regresso às aulas assim o impõem, mas aos poucos vou passando por todas.
    Que beleza de iogurte! Gostei de tudo, dos ingredientes, da combinação de sabores, do aspeto, dos potes negros que bonitinhos e das belas fotos. Bjs.

    ResponderExcluir