quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gnocchi Gigantes Recheados

Para mim os actos de comer e cozinhar vão para além da alimentação e da sobrevivência. Tanto um como outro são actos culturais, são actos de amor e lugares onde se constroem as nossas relações, seja com a família seja com os amigos, são ainda cenários de descoberta e criação. Talvez por isso, me estimulam e satisfazem tanto. Muito para além de um estômago cheio, preenchem a alma, enriquecem a mente e o aquecem coração!

E, em todas estas vertentes, a procura de ideias e inspiração, a partilha dessas experiências (umas vezes boas e outras não tanto!) com aqueles que me rodeiam, e as narrativas que vos trago destas minhas aventuras, preenchem uma parte dos meus dias de uma forma que eu valorizo e que me faz bem. Passa por estes vários aspectos a história destes Gnocchi que hoje vos trago.


Gigantes e recheados, são uma novidade face aos que temos feito até agora, de tamanho normal e de massa homogénea. Encontrei inspiração para eles numa receita que encontre na Gula, uma excelente revista de culinária e gastronomia que se pode encontrar no Brasil e que compro todos os meses. Encontrar a minha própria maneira de os fazer e depois degustá-los com aqueles que me são queridos, foram momentos felizes para mim.

Como sempre, fiz a minha própria interpretação da receita, e com a massa habitual de gnocchi de batata que se faz cá em casa que é óptima (o mérito não é meu, mas da nossa querida Cecília!), inspirei-me no recheio e no molho propostos para fazer os nossos próprios Ghocchi Gigantes Recheados.




Ingredientes:
Para a Massa
4 batatas de tamanho médio
1 ovo
1 1/2 chávena (chícara) de farinha
3 colheres de sopa de margarina
Sal qb

Para o Recheio
150  g de fiambre (presunto) cortado em fatias bem finas e depois picado fino
150 g de mozzarella de búfala curado, picado em cubinhos pequenos

Para o Molho e decoração
200 ml de Molho de Tomate Caseiro
300 ml de Molho Branco (Béchamel)
100 g de queijo parmesão ralada na altura
1 ramo de manjericão


Descarcar e cozer as batatas em água temperada de sal. Depois de cozidas, reduzir a puré com um espremedor de batatas, ou com um passe-vite. Juntar a margarina e o ovo batido e amassar bem. Ir juntando, gradualmente, a farinha (pode não ser necessária toda, ou precisar de mais um pouco) até a massa descolar das mãos, devendo ser bem maleável, mas não excessivamente seca. Separe porções que permitam fazer uma bola com cerca de 4 cm de diâmetro. 

Misturam-se os dois ingredientes do recheio e abre-se cada porção de  massa  para colocar o o queijo e o fiambre (presunto), voltando a fechar bem depois, de modo a que o recheio fique bem selado no interior da massa.

Depois de recheados, coloca-se água a ferver, temperada de sal e quando esta estiver bem quente juntam-se os nhoques. Quando cozidos, estes vêm à superfície. Devem ser retirados e colocados num prato de servir. Vão-se cozendo os nhoques em porções (não devem ser deitados todos na panela ao mesmo tempo).

O molho de tomate, feito com um refogado de azeite, cebola, alho e tomate maduro, temperado com ervas variadas, tenho sempre pronto em casa. O molho branco fiz na hora, cozendo uma colher de farinha em margarina, a que fui acrescentando progressivamente leite até ficar um creme fluído. Temperei de sal, pimenta, bastante noz moscada e sumo de limão.




Cobri cada gnocche com um pouco de molho de tomate quente, e à volta dos vários gnocchi que dispus em cada prato fiz um leito de uma mistura dos dois molhos, concluí a decoração com parmesão ralado e manjericão.

Se não forem servidos imediatamente a seguir a serem cozidos, pode levá-los a gratinar apenas com o molho de tomate e um pouco de parmesão, completando depois a decoração nos pratos individuais ou no prato de servir.

São deliciosos bem quentes, com o queijo do recheio a fundir-se e a misturar-se com os restantes sabores.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário