sábado, 22 de outubro de 2011

Creme Bicolor de Tapioca e Abacate

Aqui estamos na Primavera e, apesar de algumas nuvens no céu, este sábado o tempo está agradável, convidando a ficar no exterior. Penso nos amigos que estão em Portugal, onde após um Verão tardio, o Outono parece ter chegado.


A sobremesa que vos trago hoje leva-me a duas fases diferentes da minha vida: a infância, tempo no qual ainda era menos gulosa do que sou hoje. Lembro-me que de entre as sobremesas, para além dos frutos,  apenas gostava de gelatina de pêra (certamente um acto falhado da Royal, pois sabia a pouco mais que água!), que eu achava deliciosa na sua frescura e subtileza de sabor, e de creme de tapioca, desde que não muito doce.

Já jovem adulta, frequentava com assiduidade o restaurante do Centro de Arte Moderna da Fundação Goulbenkian, onde uma das sobremesas favoritas do nosso grupo de amigos era o creme de abacate. Também em casa se fazia por vezes, à mesa, directamente dentro da casca do fruto maduro, adicionando açúcar e sumo de limão, enquanto o meu pai recordava os tempos passados em África.

Hoje trago-vos a minha versão de uma sobremesa para os menos gulosos, que combina as preferências destes dois momentos. Um bonito creme a duas cores, que combina a textura gelatinosa da tapioca, com o sabor fresco do abacate!




Ingredientes:
1/2 chávena de chá de tapioca (granulado)
4 chávenas de chá de leite
6 colheres de sopa de açúcar
1 abacate maduro
sumo de meio limão
açúcar a gosto

De véspera preparar o creme de tapioca. Demolhar o granulado de tapioca numa chávena de leite. Ao fim de meia hora, o leite terá sido absorvido. Levar a tapioca ao lume, com o restante leite e com o açúcar. Se gostar de um travo a limão, acrescentar uma tira da casca do limão, evitando a parte branca para não amargar. Deixar ferver em lume brando, mexendo frequentemente, até engrossar. Deitar numa taça, deixar arrefecer e levar ao frigorífico (geladeira). No próprio dia de servir a sobremesa, abrir um abacate maduro e retirar a polpa, acrescentar o sumo do limão e o açúcar (a gosto). Quem goste pode acrescentar uma colher de sopa de vinho do Porto. Triturar com a varinha mágica ou no copo liquidificador. Compor as tacinhas, colocando primeiro uma camada de creme de tapioca e, por cima, uma camada de creme de abacate.



É uma sobremesa agradável e bem refrescante, embora mais indicada para os menos gulosos!

Espero que vos agrade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Parece deliciosa e bem refrescante!!!
    É uma optima sugestão. Assim que o abacateira da minha sogra der alguns vou fazer.
    beijinhos x2

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,
    Eu acho muito agradável! Se tem frutos colhidos directamente da árvore ainda deve ser melhor. Gostaria de vos felicitar pelo vosso blog. Parece-me encantador esse projecto de mãe e filha!
    Bjnhos para a Mãe e a Filha

    ResponderExcluir