segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma Horta a Sul do Equador

Um dos factores que contribuiram para a escolha da casa onde agora habitamos foi o facto de possuir um espaço destinado a uma pequena horta. Quando cheguei, esta estava quase abandonada, com pouco mais que alguns pés de mandioca plantados. Desde logo assumi como um desafio e uma prioridade colocar a horta a produzir, de forma a termos vegetais frescos e criados de forma orgânica. No entanto, os meus conhecimentos de horticultura e, para mais, no hemisfério Sul, eram pouco mais que nulos! Faltava-me um Borda d'Água brasileiro que me orientasse... Por isso fiquei surpresa, mas também encantada quando o jardineiro que trata do jardim me esclareceu que aqui não há propriamente épocas específicas para cada produto, podendo ser plantados praticamente ao longo de todo o ano. Foi assim que começámos a nossa horta com todos os legumes e verduras que encontrei na loja, do tomate ao pimento, da alface à rucula, da mandioca à courgete (que aqui é chamada abobrinha italiana). Temos ainda as ervas aromáticas...e outras que iremos falar quando vier a propósito.

Esta é a foto da horta na semana da plantação.


E aqui está uma imagem ao fim de três semanas.



Dá para perceber como o crescimento aqui é rápido, o que entusiasma qualquer hortelão amador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Bem, estou espantado.
    Pelo blog e pela tua horta que me parece um espaço muito acolhedor.
    Os dois estão nas mãos de quem sabe

    ResponderExcluir